Promotores de novos sonhos
Como sabemos onde podemos chegar em nossa vida? Até que ponto conhecemos nossos desejos e anseios? Esta pergunta ressoa na mente de estudiosos no mundo todo e em todas as épocas da história. O ser humano está inserido em uma realidade que é até certo ponto mutável, mas que ao mesmo tempo apresenta limites que nos condicionam.
Uma criança pode desejar ser um astronauta e ter este desejo como o mais superior de todos os seus desejos, mas quando cresce e percebe que o caminho para ser astronauta está muito distante da sua realidade, começa a considerar outros desejos e criar outros sonhos. Isto porque nossa mente se adapta à realidade em que estamos inseridos.
O fato é que as crianças sonham mais alto, elas não pensam nos limites, elas permitem que sua mente transponha a realidade para o mundo das idealizações. Algumas das ideias da infância são de fato impossíveis, mas grande parte podem se tornar realidade. Especialmente quando vemos que na história da humanidade algumas pessoas conseguiram se tornar aquilo que as crianças sonham.
Muitas pessoas se tornaram astronautas, muitos se tornaram cantores famosos, excelentes jogadores de futebol, empresários bem sucedidos, religiosos que ajudaram milhões de pessoas, jornalistas que fizeram a diferença no mundo, inventores que mudaram a história da humanidade, descobridores que ampliaram a nossa visão do universo, pesquisadores que descobriram a cura para tantas doenças.
O desejo, quando alimentado, pode se transformar em realidade. Muitas vezes o que as crianças encontram nos adultos é a visão pessimista de que não vale a pena sonhar, ter desejos, investir nos ideais, isto porque os adultos se frustraram em suas realizações. Mas, o fato é que nossas frustrações não podem limitar as jovens gerações. Devemos ser promotores dos novos sonhos, o ser humano é um ser voltado para o alto.