Rua Fernão Dias, 66 - Jd Nova América - São José dos Campos - cep 12242-580

elison@elisonsantos.com

Consultório: (12)3941-1465

WhatsApp: (12)98169-7186

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

CPF 009.171.516-40 - Data estimada de entrega dos livros de 10 a 15 dias

© 2019 por Élison Santos. Todos os direitos reservados.

Seus dados são seus?

Você sabe que todos os seus perfis nas redes sociais servem como produtos a serem comercializados pelas empresas que administram as plataformas que você usa? Todas as suas informações no Facebook, Instagram, LinkedIn, Google (Youtube, Gmail, Fotos), Apple, Yahoo, Reddit, WhatsApp, e outros, tudo gera o que os especialistas vêem hoje como um produto mais valioso que o petróleo, o big data.


O que estão fazendo com suas informações?

O documentário 'Privacidade hackeada', recém lançado na Netflix, apresenta várias versões sobre a comercialização dos dados de usuários do Facebook que influenciaram nos resultados da eleição de Donald Trump nos EUA e no referendum do Brexit, a saída da Grã Bretanha da União Europeia. A Cambridge Analytica foi considerada culpada de utilizar os dados de milhões de pessoas, criar Fake News e distribuir nas páginas das pessoas no Facebook, influenciando a votarem nos candidatos que eram seus clientes.


A pergunta é: até que ponto estamos sendo manipulados? Você acha que os posts e sugestões que você vê em sua timeline nas redes sociais são vistos por todos? Até que ponto e de que forma estas sugestões, estes vídeos, posts, blogs, músicas, memes e histórias podem lhe influenciar, influenciar o que você pensa, o que você gosta e o que você deseja?


Existem conceitos como o 'bait click' (clique isca) que funcionam mais ou menos da seguinte forma: uma pessoa faz uma postagem de algo bem agressivo, antiético, ofendendo alguém, por exemplo, as pessoas vêem seu post e começam a compartilhar, fazendo comentários contra a pessoa e o que ele disse, desta forma o estabelecimento comercial ele é proprietário começa a vender espaços de propaganda em seu site porque o site está recebendo um número muito grande de visitas. Ao final, ele lucrou mais ainda porque as pessoas clicaram e compartilharam algo ruim que ele fez ou disse.


Se os algoritmos que comandam os robôs do facebook estão programados para lhe mostrar apenas o que eles 'acham' que você gosta, então você sempre verá posts e notícias de coisas que você gosta, desta forma, você ficará sem ver outros pontos de vista, não terá oportunidade de escolher outras coisas, porque você sempre visualizará em sua rede social apenas postagem sobre as mesmas coisas. Isto é algo que fará com que você cresça pessoalmente? Isso lhe ajudará a ser uma pessoa melhor e mais feliz?


Existem um movimento para que o direito aos dados pessoais sejam considerados direitos humanos, um deles é chamado de #OwnYourData. Precisamos criar formas mais inteligentes de interagir com as redes sociais, limitando as coisas que postamos e tendo sempre, muito espírito crítico para com as coisas que vemos e compartilhamos. Nem tudo é verdadeiro e não queremos ser manipulados, nem manipuladores.

17 visualizações